A militante dos direitos LGBTQIA+ Millena Passos comemorou aprovação do Projeto de Lei (PL) 22.845/18, que foi batizado com seu nome, em reconhecimento à sua luta em prol da comunidade. Para ela, a lei, que pune administrativamente atos de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero no estado, representa um avanço.
“Agora, mais um passo foi dado na busca de inclusão e respeito na Bahia”, vibrou Millena Passos, que acompanhou de perto as mobilizações para que a Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) aprovasse a proposta, o que só ocorreu na quarta-feira (1º/06), após vários adiamentos. Ela acredita que a legislação vai garantir uma vida mais digna aos LGBTQIA+s.
Millena lembrou das diversas pessoas que já morreram pela violência LGBTfóbica, antes da aprovação do projeto. “Quantas meninas tans não puderam chegar à idade que eu tenho hoje, quantos gays lésbicas, bissexuais e outros tiveram suas vidas e direitos tirados pelo preconceito e pelos desdobramentos que ele causa na nossa sociedade?”, questionou.
O Projeto de Lei Millena Passos foi apresentado pelo deputado estadual Zó (PCdoB), em parceria com a União Nacional LGBT (UNA-LGBT). “A luta ainda continua para fazer a lei funcionar”, finalizou Millena, que também foi a primeira pessoa transexual a compor o Comitê Estadual do PCdoB.