A militância do PCdoB na Bahia comemorou a realização, nesta quarta (6), da ação “SineBahia LGBTQIAPN+”, realizada em alusão à Semana da Diversidade de Salvador. A iniciativa é da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e oferece, durante todo o dia, serviços de intermediação para o trabalho que são direcionados ao público LGBTQIAPN+. A ação acontece na Unidade Central do SineBahia, no Terminal Pituaçu.
Durante a programação, os participantes têm acesso ao cadastramento no sistema, atualização cadastral, encaminhamento para as 150 vagas de emprego abertas no SineBahia, emissão gratuita de RG, palestras sobre empregabilidade e orientação para o trabalho, além de inscrições para cursos de capacitação e aperfeiçoamento.
Durante o evento, a ativista e militante do PCdoB-BA, Paullet Furacão, destacou a importância da ação e da continuidade na luta por mais inserções do grupo no mercado de trabalho. “Vamos continuar provocando as empresas até que a gente não precise dessas ações para garantir a nossa sobrevivência, porque na nossa comunidade, o importante de trabalhar é para que a gente possa sobreviver através de toda a violência que a gente sofre, principalmente familiar”, afirmou Paullet, que também é a primeira assessora Lgbtqiapn+ na Assembleia Legislativa baiana.
A abertura da ação também contou com a participação do militante do PCdoB-BA e criador de conteúdo digital, Onã Rudá, que aproveitou para convidar o público. “Vocês que estão aí na busca para tirar documento, vaga no mercado de trabalho e uma série de outros serviços relacionados a trabalho, emprego, renda, corre lá na unidade central do Sine. Vocês têm 150 vagas hoje, para poder a gente lotar de pessoas lá”, disse. O convite foi corroborado pela presidenta da UNA-LGBT da Bahia, Lívia Ferreria: “Com a participação de vocês, há uma possibilidade imensa de ocupar vagas de emprego”, convocou.
Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, esta ação é uma forma de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos, bem como combater o preconceito e a discriminação. “O Governo da Bahia respeita a diversidade e, por isso, investe em inclusão social e cria condições de inserção digna ao mercado de trabalho”, afirma Davidson Magalhães.
A deputada estadual Olívia Santana também utilizou o espaço para defender políticas públicas para as três milhões de pessoas que se declararam LGBTQIAPN+ na Bahia, segundo dados do IBGE citados pela deputada. “A discriminação é que marginaliza e criminaliza os corpos LGBTQIAPN+. Portanto, é preciso enfrentar essas discriminações com políticas públicas e afirmação de um trabalho como este aqui. Abrir oportunidades é dever do estado brasileiro e estado baiano”, diz.
Além dos já citados, também compuseram a mesa de abertura da ação a coordenadora Estadual da Rede Sinebahia, Kadine Bárbara; e o superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da da Setre, Rubens Santigo.
Documentação necessária – Para emissão gratuita de RG, as pessoas que pertencem à comunidade LGBTQIAPN+ devem levar 2 fotos 3×4, certidão de nascimento e/ou casamento conforme estado civil.
Para quem for fazer cadastro no sistema IMO, atualização cadastral ou encaminhamento para vagas de emprego, é importante levar Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.
Serviço:
O quê: ação de empregabilidade para público LGBTQIAPN+
Quando: 6 de setembro, a partir das 8h
Onde: Unidade Central Terminal Pituaçu.