No próximo dia 19 de maio, às 9h, será realizada uma Sessão Especial no Centro de Cultura da Câmara para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Na oportunidade, o evento irá homenagear o professor Marcus Matraga, reconhecido ativista pela reforma psiquiátrica no Brasil.
Referência na luta antimanicomial, o psicólogo e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, foi assassinado em fevereiro desse ano no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano. O ativista foi um dos pioneiros no trabalho pela criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, e na defesa dos direitos humanos.
A sessão, promovida pela vereadora Aladilce, também tem o objetivo de avaliar a situação da assistência à saúde mental no município de Salvador. “Vamos fazer um balanço dos avanços e retrocessos da Lei da Reforma Psiquiátrica na cidade e aproveitar o momento para frisar que ainda buscamos esclarecimentos dos órgãos públicos e da justiça sobre o assassinato de Matraga e punição para os criminosos”, afirma Aladilce.
Foram convidados para a sessão representantes do poder público, do movimento social e familiares de Marcus Matraga. O crime ainda está sob investigação e, até o momento, ninguém foi preso.