Começou nesta terça-feira, 13, a quinta edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a participação de representantes de 30 etnias do estado. O acampamento acontece até o dia 16 de junho. Lideranças do Comitê Estadual do PCdoB estiveram presente em apoio aos manifestantes indígenas.
A principal demanda das comunidades indígenas é a demarcação de seus territórios ameaçada com a recente aprovação pela Câmara Federal do PL 490 que restringe o critério para demarcação a um marco temporal, a data da promulgação da Constituição Federal 05/10/88.
Presente na abertura do acampamento, Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), comentou a importância da reunião e da satisfação em estar presente no movimento. “O encontro, de grande importância, reúne delegações de povos e organizações indígenas de todo o estado para discutir questões relacionadas a demandas territoriais, culturais e ambientais dos povos indígenas”, afirmou, também se posicionando contrário ao marco temporal, atualmente em julgamento no STF.
Além de Davidson, também marcaram presença os deputados estaduais Fabrício Falcão e Olívia Santana, que foi acompanhada do cantor Carlinhos Brown. o vereador de Ilhéus, Claudio Magalhães Tupinambá, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, e Kâhu Pataxó, liderança na Aldeia Coroa Vermelha, sul da Bahia.