A Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) entregou a comenda 2 de Julho a quatro lideranças do PCdoB da Bahia, durante uma sessão especial, nesta quinta-feira (25/08). A honraria foi concedida à deputada federal Alice Portugal, ao professor Nilton Vasconcelos, ao prefeito Nilson Rodrigues ‘Maguila’, de Correntina, e à presidenta do Partido em Licínio de Almeida, Karla Mychely Teles, que também é secretária municipal de Educação.
A comenda 2 de Julho é oferecida a pessoas que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços à sociedade baiana. Na ocasião, também foi concedido o título de cidadão baiano ao prefeito do município de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcelos, médico nascido no estado do Rio de Janeiro.
A proposta de concessão da comenda foi do deputado estadual Fabrício Falcão, também do PCdoB. “Estamos aqui com cada um de vocês para parabenizar essas pessoas, pelo mérito do que fazem para melhorar a vida do povo da Bahia. São pessoas que se cuidam de gente. Cada um, dentro do espírito coletivo que possuem, tem uma importância para o nosso estado”, justificou ele.
A deputada Alice Portugal, que é candidata à reeleição, disse que o reconhecimento tem um significado especial. “Agradeço a comenda na medida em que ela carrega a força dos heróis e heroínas do 2 de Julho. Eu tive a honra de ser autora do projeto que elevou ao calendário de efemérides nacionais o 2 de Julho, essa que é uma data definitiva para a nossa independência”, disse.
Em sua intervenção, o professor Nilton Vasconcelos, que preside a seção estadual da Fundação Maurício Grabois (FMG-BA), fez uma defesa da democracia e lembrou da sua passagem pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a Setre. “Foram oito anos à frente da Secretaria do Trabalho, durante o governo Wagner, e tivemos a oportunidade de fazer muitas ações marcantes”, contou.
Karla Mychelly disse, durante o evento, que o reconhecimento é fruto de uma luta coletiva e que representa “meus colegas professores e a todos os que acreditam na educação pública, gratuita e de qualidade”. O prefeito Frederico Vasconcelos afirmou, ao receber o título de cidadão baiano, que “não temos o poder de escolher onde nascer, mas podemos decidir onde viver. Escolhi viver em Licínio de Almeida, que me acolheu. Tenho um amor pelo povo baiano”.
O prefeito de Correntina não conseguiu participar da cerimônia, mas foi representado pelo presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, e pelo ex-deputado estadual Álvaro Gomes, do mesmo partido. Também foram agraciados, na ocasião, o coronel da PM Jorge Ubirajara Pedreira (comenda 2 de Julho) e o professor Itamar Pereira de Aguiar (título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira).
A sessão especial da Assembleia do Estado também contou com as presenças da deputada estadual Olívia Santana, da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e da presidenta do PCdoB em Salvador, Aladilce Souza.
Outros registros do evento estão no nosso Instagram: @pcdobabahia65