Notícia

Lideranças do PCdoB-BA parabenizam Maria Bethânia por posse na Academia de Letras da Bahia

4 maio, 2023

A cantora, compositora e poetisa, Maria Bethânia tomou posse na cadeira 18 da Academia de Letras da Bahia, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 3, Palacete Góes Calmon, em Salvador. Presentes no evento, a deputada estadual Olívia Santana, e a secretária da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, parabenizaram a artista pela conquista. A deputada federal Alice Portugal também fez questão de parabenizá-la pelas redes sociais.

“Meus aplausos para a nova imortal (mas ela já era imortal por tudo que representa) da Academia de Letras da Bahia”, celebrou Olívia, que também aproveitou para parabenizar o orador da cerimônia, professor Paulo Costa Lima, pela “brilhante narrativa” construída sobre Bethânia. “Ele conseguiu traduzir o nosso sentir diante da interpretação que a artista faz da música brasileira, com seu jeito singular, único de cantar com todo seu ser , fazendo-se luz. Afinal, ela veio ao mundo com essa missão. Salve à menina dos olhos de Oyá!”, concluiu.

Já para a secretária da Sepromi, Ângela, a noite consagrou um grande momento para a cultura baiana. “Que noite memorável! Pude ser testemunha da história neste grande momento que consagrou a imensa Maria Bethania como membro imortal da Academia de Letras da Bahia. Cultura, história, literatura, arte, memória, tudo isso junto e misturado numa grande celebração à persona e voz que canta o Brasil há quase 60 anos”, afirmou.

Alice Portugal também cumprimentou a “Doutora Maricotinha”, pela conquista. “Doutora Maricotinha ocupará a cadeira número 18 da Academia de Letras da Bahia. Muito além da música, essa baiana santo-amarense, enche nosso estado de orgulho e os nossos ouvidos de poesia, cantada, falada, declamada, recitada”, disse a deputada federal por meio de suas redes.

Maria Bethânia, de 76 anos, foi condecorada com o título de “imortal” pela entidade literária máxima do estado. Ela foi eleita para a Academia em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira.

“Maria Bethânia, que já lançou mais de 50 álbuns, é uma grande defensora da literatura de língua portuguesa, tendo gravado diversos álbuns com poemas de grandes escritores como Fernando Pessoa, João Guimarães Rosa, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros. […] Além de ícone da cultura brasileira, e referência para gerações de músicos e amantes da cultura brasileira, Bethânia também é conhecida por sua atuação política, tendo sido uma das vozes mais ativas na luta a favor da liberdade e da democracia”, destacou a Academia de Letras da Bahia.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados