Nessa última quarta-feira (4), lideranças do PCdoB-BA, como Alice Portugal, Daniel Almeida e Aladilce Souza, celebraram, após anos de luta, a aprovação do novo piso salarial de Enfermagem, estimado em R$ 4.750, em Plenário na Câmara dos Deputados.
Conforme a deputada federal Alice Portugal, que votou a favor do PL 2564/20, “A luta valeu a pena! É uma grande vitória não apenas para os profissionais da Enfermagem, mas sim para todo o Brasil. Esses trabalhadores e trabalhadoras carregam os hospitais nos ombros e colocam as suas vidas para garantir a vida dos outros”, afirmou.
Daniel Almeida também disse sim para o novo piso salarial nacional de enfermeiras/os, técnicas/os e auxiliares de enfermagem e parteiras, integrando os 449 votos a favor contra 12 em votação na Câmara dos Deputados. O deputado federal declarou que se trata de “uma grande conquista para a saúde no Brasil, para a categoria na linha de frente da pandemia da Covid-19 no país. Celebro este presente para os/as profissionais no mês da enfermagem, que agora segue para sanção presidencial”.
A aprovação do texto do Projeto de Lei 2564/20, que institui o piso da categoria com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), foi comemorada ainda pela presidenta do PCdoB Salvador, Aladilce Souza, que é enfermeira e professora de enfermagem. “Dia histórico para a Enfermagem brasileira! Vitória extraordinária e feminista. Em um contingente de quase 3 milhões de trabalhadoras (es), 86% são mulheres”, celebrou. Agora o PL precisa ser aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, por isso, como disse Aladilce: “a luta continua!”.