Qualidade de vida é um conceito varia de pessoa para pessoa, mas existem indicativos que são usados para calcular e rankear cidades e países, por exemplo. Com base nisso surgiu o Índice de Progresso Social (IPS), que revelou Licínio de Almeida entre as 10 melhores cidades da Bahia para se viver. A pesquisa avalia diversos aspectos que vão além dos indicadores econômicos, incluindo necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.
O prefeito da cidade, Frederico Vasconcelos, celebra a conquista. “Estou muito feliz em anunciar como gestor da nossa cidade, que Licínio de Almeida conquistou a décima colocação no Índice de Progresso Social (IPS) da Bahia em 2024! Este resultado reflete o compromisso e dedicação de nossa administração em promover uma qualidade de vida superior para todos os nossos cidadãos”, disse o gestor.
Lançado pelo professor Michael Porter (Harvard Business School), o IPS é uma ferramenta utilizada para auxiliar órgãos públicos, empresas e sociedade civil no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao progresso social. Diferente de outros índices que utilizam indicadores econômicos para definir seus resultados, o IPS mede o desempenho das sociedades com base em marcadores sociais e ambientais.
“Continuaremos trabalhando arduamente para manter e melhorar ainda mais nossa posição, sempre focados em atender às necessidades da nossa comunidade e fomentar o progresso social. Obrigado a todos os licinienses por fazerem parte dessa conquista. Juntos, estamos construindo um futuro ainda melhor”, agrade o prefeito.
Confira o top-20, com a nota entre parênteses: