Notícia

“Leituras da Escravidão no Brasil” é tema de aula inaugural do Cursinho Professora Clarice

5 junho, 2023

Com o tema “Leituras da escravidão no Brasil” é que foram iniciadas as atividades do Cursinho Popular Pré-Enem Professora Clarice, na última quinta-feira (1º). O cursinho é uma parceria da União da Juventude Socialista com entidades, movimentos sociais e a Prefeitura de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, oferecendo educação gratuita e de qualidade a estudantes de baixa renda que desejam ingressar nas universidades.

A aula de abertura do cursinho foi conduzida pelo historiador e professor da UNEB, Ricardo Moreno. Na ocasião, o professor aproveitou para registrar a satisfação em fazer parte da aula inaugural do cursinho, que homenageia a professora Clarice Pereira dos Santos, falecida em 2020, vítima da covid, que dedicou a sua vida à luta pela educação de qualidade nas comunidades e periferias.

“Gostaria de registrar a satisfação em ver essa homenagem feita a Clarice, uma mulher que conheci, extraordinária, do povo, sempre envolvida com as questões da educação”, afirmou o professor, parabenizando a UJS e demais envolvidos no projeto. “Fiquei muito feliz e honrado e me coloquei à disposição sempre que o cursinho solicitar”, acrescentou.

O Cursinho Professora Clarice oferece aulas multidisciplinares preparatórias para as provas do Enem, com corpo docente composto totalmente por professores voluntários. Segundo a coordenadora geral do projeto, Déborah Irineu, essa é uma maneira de deixar viva a memória da professora e colaborar para que a educação chegue a quem mais precisa.

“A Educação Popular é a chave que abre as portas do conhecimento e da igualdade. Ela nasce da força coletiva, do compartilhamento de saberes e da vontade de construir um mundo melhor. Hoje, quero exaltar a importância dessa abordagem transformadora que valoriza as vivências e os saberes populares.  Me sinto inspirada e grata por fazer parte desse projeto junto com a APLB Sindicato e demais movimentos sociais”

A iniciativa foi idealizada pela UJS, com ideia de se criar uma rede nacional. Na Bahia, o cursinho conta com a coordenação geral de Déborah, que compõe o quadro da APLB-Sindicato; Júlio Silva Santana, do CMB; e Natan Ferreira, da UJS. O projeto tem, ainda, como coordenador pedagógico, Agnaldo Matos Batista, do SBBA; coordenador Jurídico, Davi Pires Costa, da Unegro; secretária geral, Gabriela Menezes, da UJ; coordenador executivo, Harlen O Cunha, da Unegro; diretor da Escola Solange Coelho, Luciano dos Reis Silva; coordenador de Cultura, Esporte e Lazer, Ronaldo Santos, do Projeto Emancipar.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados