O lançamento do livro “Péricles de Souza – uma vida uma luta”, do jornalista e historiador Osvaldo Bertolino, aconteceu na última sexta-feira, 13 de dezembro, em Salvador, no Hotel Vila Galé. O evento reuniu militantes, historiadores, acadêmicos e lideranças políticas para homenagear a trajetória de Péricles de Souza, um dos mais destacados líderes comunistas da Bahia e do Brasil.
A obra, publicada pela Editora Anita Garibaldi, com apoio da Fundação Maurício Grabois, resgata a vida do militante baiano que enfrentou a ditadura militar, participou da reorganização do PCdoB e contribuiu ativamente para a redemocratização do Brasil. Para aqueles presentes, o evento foi marcado por emoção e lembranças das contribuições de Péricles à luta progressista no país.
Daniele Costa, vice-presidenta do PCdoB Bahia, destacou o legado de Péricles para o partido e para a formação de novas gerações de militantes:
“Evidentemente que é um momento de muita alegria, de muitas lembranças, de muita emoção, porque falar de Péricles de Souza é falar sobre a história do partido, a história de resistência na Bahia, da luta pela democracia. Conversar com Péricles era ter aquela firmeza de que o socialismo ainda é o nosso caminho estratégico para a construção das nossas resistências. Ele mergulhava no passado para reafirmar a atualidade do socialismo e nos inspirava a seguir firmes.”
Para Geraldo Galindo, presidente do PCdoB Bahia, Péricles foi fundamental em sua trajetória política:
“Hoje é um dia muito feliz na minha vida, feliz porque o destino reservou que eu estivesse na presidência do partido durante o lançamento desse livro. Eu devo a Péricles a minha formação política. Foram quase 30 anos de convivência diária, aprendendo com ele. Se hoje estou aqui, devo muito à capacidade de Péricles em transmitir sua experiência e seu compromisso com a luta.”
Osvaldo Bertolino, autor da obra, destacou a importância histórica de Péricles de Souza:
“Péricles é uma síntese de muitas lutas, da luta heroica pela emancipação humana e pelo socialismo. Sua vida foi de abnegação e dedicação absoluta à resistência à ditadura militar. Ele representa uma geração que nos inspira até hoje.”
Com 440 páginas, o livro aborda os momentos cruciais da história brasileira em que Péricles atuou, como a resistência ao golpe militar de 1964 e a reorganização do PCdoB no Nordeste, e celebra sua influência na construção do campo progressista no Brasil.
Sobre o autor
Osvaldo Bertolino é jornalista, historiador e escritor, com mais de 40 anos dedicados à pesquisa da história política brasileira e do movimento comunista.
Serviço
Livro: “Péricles de Souza – uma vida uma luta”
Autor: Osvaldo Bertolino
Editora: Anita Garibaldi
Realização: Fundação Maurício Grabois e Editora Anita Garibaldi, com apoio do PCdoB