O lançamento da biografia do ex-deputado e comunista Haroldo Lima foi um sucesso na Bahia, as quatro sessões, que percorreram o estado, ficaram lotadas. O evento aconteceu entre os dias 16 a 19 de maio, respectivamente, em Salvador, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista.
A obra foi escrita por Haroldo um pouco antes dele falecer por Covid-19 no ano passado, tendo sido, portanto, organizada pelo também ex-deputado e amigo Aldo Arantes, que esteve presente, na Bahia, em todos os encontros de lançamento do livro ‘Haroldo Lima – coragem e dedicação à luta do povo’ (Editora Anita Garibaldi), fazendo uma sessão de autógrafos no final de cada encontro.
De acordo com o secretário de formação do PCdoB-BA, Caio Botelho, “essa primeira etapa de lançamentos do livro escrito por Haroldo foi muito exitosa. Nas quatro cidades [baianas] em que ocorreu, foram realizados atos amplos e representativos. Esse livro foi um presente que Haroldo nos deixou: nele, conhecemos não apenas mais de sua própria trajetória, mas da história do Brasil e das lutas do nosso povo. Dar continuidade a esse legado de Haroldo é uma enorme responsabilidade que fica nas mãos de todos nós”, declarou o secretário.
Em Salvador, onde foi a estreia de lançamento da biografia na Bahia, no auditório do Grande Hotel da Barra, familiares e amigos de longa data de Haroldo marcaram presença. A mesa de abertura foi composta por Solange Silvany, viúva do homenageado, por Aldo Arantes, por Davidson Magalhães, presidente do PCdoB-BA, e por Cássia Maciel, representante da Fundação Maurício Grabois – FMG, que conduziu a celebração.
Em Itabuna, o encontro aconteceu no Sindicato dos Bancários de Itabuna, com as presenças de Aldo Arantes, Davidson Magalhães, do pré-candidato a deputado federal Wenceslau Júnior, entre outras lideranças locais. Em seguida, o lançamento seguiu para Jequié, no Centro de Cultura Pacífico Ribeiro, reunindo lideranças locais, admiradores e pessoas que conheceram Haroldo, de quando ele morou no município. Por fim, o evento ocorreu em Vitória da Conquista, que a teve a mesa do encontro composta pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB-BA), pelo comunicador Adão Albuquerque e por Aldo Arantes.
Conforme Aldo Arantes, na biografia, “estão registrados, pelas mãos do próprio Haroldo, muitos destes casos [da história pessoal dele e da política brasileira] e tenho certeza que irá despertar o interesse e a emoção de todos os que o lerem, particularmente daqueles que, como eu, tiveram a sorte de conviver com esta imensa figura humana”, declarou.