A Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) elegeu, durante sua 13ª Assembleia Geral, Kâhu Pataxó presidente da agremiação pelos próximos quatro anos. O encontro, que aconteceu nos últimos dias 16 e 17 de setembro, também elegeu Kamayura Pataxó, como vice-presidente; Uruba Pataxó como secretária Executiva; Tainá Pataxó Hãhãhãe, segunda Secretária Executiva; o diretor financeiro, Rony Tupinambá; e a diretora Financeira Arnã Pataxó.
Kâhu pataxó é estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia, conhecido pela atuação desde muito novo com os Caciques e Lideranças da região Sul do estado, um jovem destacado e forjado na luta, atualmente Conselheiro Estadual dos Povos Indígenas (COPIBA) pelo povo Pataxó e membro do Comitê Estadual do PCdoB-BA.
Como presidente da FINPAT, Kâhu agradeceu o apoio dos caciques e se comprometeu com a “missão” de presidir a Federação.“Minha expectativa é de possa fortalecer ainda mais a luta dos povos Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe da região. Pretendemos fortalecer a Federação para que ela possa ser cada vez mais autônoma e financeiramente forte para trazer o desenvolvimento para as comunidades da região e apoio as lutas dos nossos povos”, se comprometeu Kâhu.