Notícia

Javier Alfaya lança livro ‘Arte, política cultural e cidadania’ nesta segunda-feira

17 junho, 2022

O secretário de Cultura do PCdoB-BA Javier Alfaya, vai lançar o seu livro ‘Arte, política cultural e cidadania’ nesta segunda-feira (20), às 19 horas, no Foyer, antessala, do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, Bahia.

A obra, editada pela Fundação Mauricio Grabois e pela Editora Anita Garibaldi, reúne reportagens, entrevistas, artigos próprios e de mais 23 autoras e autores sobre temas como as linguagens artísticas, a gestão pública, a cultura comunitária, a paisagem e o desenho urbano, a indústria cultural, a identidade nacional, a mídia digital e as suas perspectivas.

Além de textos de Javier Alfaya, o livro reúne também escritos da deputada federal Jandira Feghali, liderança parlamentar na área da cultura, Manoel Rangel, ex-presidente da ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Manuela d’Ávila, ex-deputada federal, escritora, jornalista e especialista em comunicação nas redes, Alexandre Santini, titular da Secretaria das Culturas de Niterói, referência em gestão pública, Fábio Palácio, professor de semiótica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre outros.

A obra, que conta com 252 páginas com textos inéditos e outros já editados, é uma coletânea que trata ainda sobre a vida e obra de artistas como Grande Otelo, Adoniran Barbosa, Sérgio Ricardo, Tiago de Mello, Jorge Mautner, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, Mário de Andrade, Ariana Suassuna, além da pintura de Portinari, da literatura de Jorge Amado e de Miguel de Cervantes.

De acordo com Javier Alfaya, “este livro é consequência da reflexão e da ação militante sobre a matéria-prima que compõe o centro do meu interesse: a relação entre a ação cultural, as artes, a gestão pública, movimentos socioculturais e as polêmicas teóricas que se desenvolvem nos terrenos da criação e da disputa de ideias, saberes, estéticas e processos culturais e artísticos, sejam eles de caráter tradicional ou inovadores” declarou o autor.

O lançamento do livro ‘Arte, política cultural e cidadania’ vai contar com apresentação de música, dança, poesia e fotografia, representando assim um ato cultural e político. Entre as atrações confirmadas, estão: Jailton Andrade, o DJ Pantera, Vívian Caroline – da banda Didá -, Robherval, Vladimir Bomfim, Ametista Nunes, Douglas de Almeida, Charize, entre outros. No evento, Javier Alfaya vai autografar os exemplares de seu livro, que custa 70 reais a unidade. Para adentrar ao espaço do TCA, é preciso apresentar o cartão de imunização contra a Covid-19.

Javier Alfaya. Foto: Reprodução.

 

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados