A Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) iniciou uma ação de combate à violência contra as mulheres com foco na hotelaria, de modo a qualificar agentes do setor para lidar melhor com a questão. A primeira experiência está sendo realizada no município de Itacaré, no litoral sul do estado, um dos principais polos do turismo da Bahia.
Uma minuta da parceria para a viabilização do projeto foi assinada pela SPM e pela prefeitura do município, na última sexta-feira (29/07), durante a programação do festival gastronômico Sabores de Itacaré. Segundo a secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, o acordo de cooperação vai qualificar trabalhadores e trabalhadoras para a identificação e orientação sobre a violência de gênero.
“O índice de violência contra as mulheres em Itacaré, polo turístico da Bahia, é elevado, e o município está em 10° lugar entre aqueles com maior índice durante a pandemia”, afirmou Julieta Palmeira, ao justificar a escolha do município para a implantação da política. Entre os/as profissionais qualificados, estarão camareiras e atendentes, por exemplo.
O acordo assinado ainda prevê a implantação de ações de sensibilização para o enfrentamento à violência de gênero em hotéis e eventos turísticos realizados no município. As campanhas devem ainda ter ênfase em gênero, raça e diversidade.