O Comitê Central do PCdoB elegeu Ilka Dias Bichara como nova diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois. O nome de Ilka foi apresentado pelo secretário Nacional de Formação do partido, Adalberto Monteiro, em reunião que aconteceu no último final de semana, por sua longa trajetória como militante e educadora.
Segundo Ilka, essa será uma oportunidade de desempenhar um papel fundamental na formação dos militantes e quadros do partido, através da formação política e ideológica. “Na diretoria, vou ter a oportunidade de ajudar a formar militantes e quadros políticos com compreensão aprofundada da realidade brasileira, e que estejam comprometidos com a luta pela transformação social e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, diz.
O nome de Ilka será apresentado ao conjunto militante no Encontro de Formação do partido, previsto para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de maio. Atualmente, Ilka dirige a Escola Loretha Valadares, escola de formação do PCdoB na Bahia, mas também já presidiu a seção Bahia da Fundação Maurício Grabois; foi diretora do Instituto de Psicologia da UFBA, escritora e pesquisadora, além de ser responsável pela fundação do PCdoB em Sergipe.
Com mais de 40 anos de militância, à frente da formação nacional, Ilka descreve quais serão suas principais funções na Fundação: fomentar a formação através de cursos, seminários, debates e outras atividades políticas e ideológica, que abordam temas como marxismo, socialismo, história, economia, cultura, entre outros. Além disso, desenvolver projetos de pesquisa, publicações e atividades culturais.
“A formação é fundamental para a construção de um partido forte e coeso, capaz de enfrentar os desafios da luta política no Brasil e contribuir para a construção de um mundo melhor”, afirma.