A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) promovem o lançamento da segunda edição da Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino nesta segunda-feira (9), no Foyer da Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. O evento contou com a participação da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, que lembrou a origem da competição, através do trabalho de ideranças do PCdoB-BA.
“Acompanho q formatação desta Copa, cuja origem é a emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal, desde a época q trabalhei na Setre, sob comando de Olívia Santana e Vicente Neto e sua materialização na gestão do atual secretário Davidson Magalhães, e sou testemunha do empenho de cada atleta e clube, da alta qualidade da competição, dos talentos afirmados e revelados e do seu papel no fortalecimento da Igualdade de gênero”, afirmou Ângela, cuja secretaria irá realizar a campanha Dê Cartão Vermelho ao Racismo durante os jogos da Copa.
Defensora ativa da igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, a deputada Alice Portugal também prestigiou o evento e comentou o desafio de trazer igualdade de oportunidades entre gêneros. “Tenho muito orgulho em fazer parte dessa iniciativa e poder contribuir com projetos que impulsionam e fortalecem as nossas jogadoras. A igualdade de oportunidade entre homens e mulheres é um desafio de todas nós, em todas as áreas, inclusive no esporte. Nossa terra é celeiro de talentos como a jogadora Formiga e a técnica Dilma Mendes. Que venham mais de incentivos para que o esporte seja ferramenta de transformação social”, afirmou.
Com representantes de Salvador e da região metropolitana, a segunda edição do evento segue com o objetivo de desenvolver e fortalecer o futebol feminino no estado. A parte técnica é de responsabilidade das ex-atletas e gestoras do futebol baiano, Rosana Vigas e Dilmas Mendes, como forma de homenagear a feminista, ativista política na época da ditadura e ex-professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Loreta Valadares.
A competição, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP), inicia no dia 14 deste mês, com a categoria sub-17, que vai contar com oito equipes, além das 18 equipes na categoria adulta. Já as finais estão marcadas para o dia 03 de dezembro no Estádio de Pituaçu.