Notícia

Igor Nogueira, atleta autista e baiano, é tetracampeão de Parajiu-Jitsu em Abu Dhabi

8 novembro, 2024

O atleta baiano Igor Nogueira conquistou o topo, pela quarta vez, da 16ª edição do torneio Mundial Abu Dhabi World Parajiujitsu Championship, umas das maiores competições da modalidade no mundo, que ocorre nos Emirados Árabes. Com a vitória, Igor, que é autista, se consagra tetracampeão da modalidade.

“Conquistei meu quarto Mundial. Obrigado a todos que acreditaram no meu potencial e não desistiram de mim. Tem autista pela quarta vez no lugar mais alto do pódio do Mundial Parajiujitsu Abu Dhabi”, comemorou o atleta.

 

Mãe de Igor, coordenadora do coletivo anticapacitista do partido e sua principal incentivadora, Marleide Nogueira comentou a vitória do filho. “A cada conquista dele sinto que tenho vencido uma estrutura que oprime, invisibiliza e desumaniza. O Tetra do meu filho trouxe um sentimento diferente dos outros títulos. Esse título traz uma sensação de dever cumprido, como uma resposta a todas as dores e humilhações sofridas durante um trajeto de mais de 20 anos”.

Marleide ainda falou sobre a importância do apoio aos atletas PCDs. “O sistema capacitista anula qualquer tipo de sonho, oportunidades e crescimento. Nós, famílias de pessoas com deficiência, temos que reafirmar nossa existência todos os dias. A vitória de Igor contraria tudo. Vai na contramão do capacitismo. A ocupação de Igor no lugar mais alto do pódio no maior mundial de Jiu jitsu significa que vencemos e movemos a estrutura opressora. Essa vitória vai alem de uma medalha no pescoço. Essa vitória comprova que as pessoas com deficiência podem ocupar todos os lugares”, conclui.

 

O tetracampeão recebeu apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio de incentivo FazAtleta, do Governo do Estado. Igor já havia conquistado títulos em 2018, 2022 e 2023.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados