Notícia

Histórico: Osny Guimarães é o primeiro quilombola eleito Coordenador Geral do DCE da UFBA

23 agosto, 2024

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebra uma conquista histórica com a eleição de Osny Guimarães como novo coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Eleito pela Chapa 1 Viração, que obteve 2.854 votos, Osny se torna o primeiro quilombola a assumir essa posição, destacando-se por seu engajamento na defesa dos direitos das comunidades quilombolas e na luta por uma universidade mais inclusiva e representativa.

Natural de Taperoá, Bahia, do quilombo de Graciosa, Osny Guimarães é membro ativo do Coletivo de Estudantes Quilombolas da UFBA (Codequi) e tem um histórico de participação significativa no Conselho de Assuntos Estudantis (CAE), sempre representando a força e a resiliência das comunidades quilombolas. Desde que ingressou na UFBA em 2019, ele se envolveu intensamente com questões estudantis e, desde 2021, atua no Núcleo Loreta Valadares, onde, neste ano, foi eleito coordenador. Osny é estudante de Direito e integra a direção estadual da União da Juventude Socialista (UJS).

Sua trajetória política começou em 2018, quando se filiou ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e entrou para a UJS, durante sua participação no grêmio estudantil do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Valença. Sua eleição como coordenador geral do DCE é vista como um marco de inclusão e representatividade, trazendo a promessa de transformações positivas para a universidade e para a vida de muitos estudantes.

Em suas primeiras declarações após a vitória, Osny expressou gratidão aos que apoiaram seu projeto político, destacando o papel fundamental do Codequi: “Agradeço a todas e todos que acreditaram no nosso projeto político, que acreditaram na luta do movimento estudantil responsável. Em especial, agradecer ao Coletivo dos e das estudantes quilombolas da UFBA (Codequi), que através de muito trabalho, chega, em sua primeira participação, à diretoria do Diretório Central dos Estudantes.”

Osny também destacou a importância das alianças firmadas durante a campanha, mencionando o Núcleo Loreta Valadares e a UJS Bahia, reconhecendo sua contribuição para o sucesso da chapa: “Ao Núcleo Loreta Valadares, pela aliança, pela competência e pela coragem de tocar o legado da gloriosa UJS BA no espaço da universidade federal da Bahia, vocês são incríveis!”

Com um discurso voltado para a continuidade do trabalho em defesa da democracia e dos direitos estudantis, Osny reafirmou seu compromisso com uma gestão inovadora e inclusiva: “Não tenho dúvidas que a gestão da Chapa 1 Esperançar será a melhor da história dessa universidade. Agradeço o empenho de todas as forças políticas que compõem nossa frente ampla pela democracia, vocês fizeram história! Seguiremos firmes pelo melhor pra UFBA!”

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados