O físico e historiador, professor doutor Olival Freire Jr., membro do Comitê Central do PCdoB, recebe, na próxima quinta-feira (13), a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria entregue pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A homenagem foi proposta pelo deputado Zé Raimundo (PT).
O título é, portanto, uma condecoração à trajetória profissional e política de Olival. “Eu interpreto de que, para além de eventuais méritos pessoais, essa homenagem é uma homenagem a uma geração, uma instituição e algumas causas. A geração, a geração de estudantes que ao longo da década de 1970, eu entrei na Universidade Federal do Bahia em 1972, lutou pela democratização da universidade e do país”, conta o homenageado.
Olival acrescenta, ainda, que essa é, também, uma homenagem à instituição a qual se vinculou desde os tempos de estudante, a Universidade Federal da Bahia, e às causas as quais está associado. “Eu diria basicamente a defesa da educação, da ciência e da tecnologia, como vetores de desenvolvimento do país”, conclui.
Nascido em Jequié, no ano de 1954, Olival ingressou na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1972, no curso de Engenharia Elétrica. Após três semestres, ele se transfere para o curso de Física. Concluída a graduação, ele faz mestrado em Ensino de Física e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na história da ciência e da física. Olival Freire Jr. é pesquisador na área da História e Teoria Quântica e da Ciência no Brasil, e usos da História e Filosofia no Ensino de Ciências, tendo escrito quatro livros, organizado outras cinco coletâneas, além de autor de mais de 40 capítulos de livros e de mais 90 artigos em periódicos especializados.
“A concessão da Comenda 2 de Julho a este ilustre intelectual é uma justa homenagem a alguém que já alcançou o reconhecimento em muitos centros acadêmicos em todo o Brasil e no exterior, e o fazemos na certeza de estarmos expressando o desejo de muitos dos seus ex-alunos, orientandos, amigos e colegas”, afirmou Zé Raimundo.