O vereador Hélio Ferreira defendeu a movimentação de “catraca livre” em caso de confirmação da greve dos rodoviários nesta semana. “Se por acaso houver greve, estou aqui defendendo esse modelo. Se deixar nós vamos fazer isso com o maior prazer e satisfação para garantir o direito da população e o nosso direito de greve”, disse Hélio em entrevista à rádio Bahia Notícias no Ar, na última segunda, 15.
Com o movimento, os rodoviários pretendem conseguir o aumento de 10% no tíquete alimentação, compensação de horas extras e a manutenção do emprego dos cobradores nos veículos. A categoria pleiteia também que a prefeitura solucione o problema do pagamento das rescisões dos ex-funcionários da antiga CSN. A categoria se reuniu, nesta terça (16), com empresários e representante do Ministério do Trabalho e Emprego na Bahia. Sem acordo, nova rodada de negociações foi marcada para a próxima sexta, 19.
Tarifa Zero
Helio Ferreira é autor de Projeto de Lei Tarifa Zero. Com a proposta, a Prefeitura de Salvador concederia um subsídio tarifário para o transporte coletivo, que garantiria a isenção integral de tarifa para os usuários do sistema. Segundo o edil, a ideia seria utilizar recursos já disponíveis, como os do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana, para viabilizar a iniciativa.
De acordo com Helio, a medida já é utilizada em mais de 40 municípios brasileiros, além de já ser comum em outros países. Ele acredita que a gratuidade no transporte será capaz de resolver diversos outros problemas da cidade, porque a falta de mobilidade estaria ligada à exclusão social e à poluição ambiental, por exemplo.