O vereador Helio Ferreira, do PCdoB em Salvador, cobrou celeridade para o debate em torno do Projeto de Lei de sua autoria, o “Tarifa Zero Já”, que pretende tornar gratuito o acesso ao transporte público municipal. Se aprovada, a proposta vai obrigar a Prefeitura a conceder um subsídio tarifário para o transporte coletivo, que é o que vai garantir a isenção integral de tarifa para os usuários do sistema.
“Através da Comissão de Transportes estou pedindo uma Audiência Pública para debater o assunto”, pediu Helio, que também também preside o Sindicato dos Rodoviários da Bahia. “É um projeto importante que vai beneficiar milhares de soteropolitanos”, garantiu.
Segundo o edil, cerca de 50 cidades brasileiras já utilizam a medida e que a ideia para a capital baiana é utilizar recursos já disponíveis, como os do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana, para viabilizar a iniciativa.
“Quando falamos de transporte público estamos falando de acesso a saúde, educação e cultura. Precisamos avançar nesse debate e a prefeitura precisa abrir a mente para essa questão. O Tarifa Zero vai isentar o pagamento da passagem de ônibus para o povo de Salvador que tanto necessita”, discursou em Helio em plenário.