O vereador Helio Ferreira apresentou, na Câmara Municipal de Salvador, Projeto de Lei que versa pela obrigatoriedade na criação de bicicletários na capital baiana. Segundo o edil, a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente dentre os principais utilizados em nossa cidade. Além disso, “é necessário garantir um ecossistema mais saudável, livre de grandes quantidades de poluição e incentivar a mobilidade sustentável”, afirmou.
De acordo com o vereador, a ideia é que existam bicicletários em órgãos públicos municipais, shopping centers, supermercados, estações de transporte público e terminais rodoviários, instituições de ensino, hospitais, museus, casas de cultura, locais destinados à hospedagem, igrejas, dentre outros.
“A mobilidade sustentável é fundamental para nossa sociedade e a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente dentre os principais utilizados em nossa Salvador. Além de ter uma emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis, a bicicleta impede de ficar horas em congestionamento”, explicou Helio, que é adepto à prática esportiva.
Ainda segundo o texto, a área dos bicicletários deverá corresponder a 5% do total de vagas destinadas para automóveis, quando aplicável no caso de estacionamentos, e a verba do equipamento poderá ser custeada pela iniciativa privada, pelo poder público ou por Parceria Público-Privada.