Notícia

Governador Jerônimo Rodrigues participa do 10º Congresso da União dos Estudantes da Bahia

2 setembro, 2023

O segundo dia do 10º Congresso da União dos Estudantes da Bahia (Conueb) que acontece na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O evento, que tem como tema deste ano “80 anos da UEB: uma história de luta, resistência e amor pela Bahia”, reúne quase mil estudantes de universidades e institutos de educação superior de todo o estado, em três dias de evento.

Durante sua passagem, Jerônimo, que é o primeiro governador a participar do encontro estudantil, destacou a importância desses encontros para debater o papel dos estudantes para a comunidade universitária e as contribuições da UEB neste sentido. “A alegria é muito grande por ver o movimento estudantil garantindo a resistência e a luta. A pauta é garantir universidade pública, educação pública de qualidade, a permanência da política de assistência estudantil e o primeiro emprego”, afirmou.

Jerônimo também destacou e valorizou a importância do movimento estudantil para a derrota do fascismo no Brasil e selou o compromisso de construir uma agenda com a nova diretoria da UEB que será eleita amanhã, último dia de congresso. “Feliz por estar aqui, junto aos estudantes, dialogando temas importantes para nossa democracia”, disse o governador, que também se comprometeu a vir no próximo congresso, daqui a dois anos

O presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Pedro Lucas, também aproveitou a ocasião para falar sobre a relevância do congresso, que celebra os 80 anos de fundação da entidade, que representa os estudantes baianos desde 1943. Ele também falou sobre as lutas da UEB, no intuito de fortalecer o acesso à educação mais inclusiva e igualitária, defender a democracia e a soberania nacional.

“O congresso da UEB é o momento do reencontro dos estudantes, da reoxigenação do movimento estudantil, pautando nossas lutas que falam sobre assistência estudantil. A gente conseguiu aprovar há 10 anos a Lei de Cotas, que possibilitou o enegrecimento da universidade. Agora nossa luta é para que essas estudantes permaneçam na universidade”, afirmou Pedro Lucas.

O congresso, que conta com representantes de diversas universidades e institutos, públicos e privados, de diferentes regiões do estado, este ano homenageia Dinaelza Santana Coqueiro, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), morta na guerrilha do Araguaia em 1974. Ela foi uma das principais lideranças estudantis do país e uma militante pela liberdade e pela justiça social.

Além de Jerônimo Rodrigues, também estiveram presente na noite deste sábado, o vice-Reitor Maurício Santana Moreau, como reitor em exercício; a deputada estadual Olívia Santana; o coordenador-geral de Políticas para a Juventude do Estado da Bahia, Nivaldo Millet; o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Denilson Santos; o secretário do do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães; a deputada federal Lídice da Mata; a deputada estadual Soane Galvão; e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

O Conueb é promovido pela UEB e pela Uesc, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), CTB e Setre. O congresso é um evento da UEB, entidade estadual de representação dos estudantes universitários baianos fundada em 1943, a partir do desejo da categoria de organizar o movimento estudantil no estado para a luta por uma educação de qualidade, democrática e participativa.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados