O Fórum Estadual de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Bahia se reúne nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de setembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O encontro tem o objetivo de discutir estratégias conjuntas para implementação e aperfeiçoamento das políticas de promoção da igualdade racial e combate à intolerância religiosa no estado.
O evento é uma realização da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e conta com uma programação composta por debates, relatos de experiência, grupos temáticos e apresentações culturais. “Nesses dois dias, serão discutidas estratégias conjuntas para implementação e aperfeiçoamento das políticas de promoção da igualdade racial e combate à intolerância religiosa no estado”, explica a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.
Também participam do evento a diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, e a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, Zara Figueredo. A deputada estadual Olívia Santana também celebrou o evento e reforçou que “os organismos institucionais de combate ao racismo não podem ser apenas simbólicos. Precisam ser fortalecidos financeiramente para que tenham maior capacidade de realização”.
Criado em 2007, o Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial se constitui como um espaço permanente de diálogo entre o Governo da Bahia e os municípios. É uma instância consultiva, propositiva, articuladora, formuladora e formativa, funcionando como um instrumento de integração de gestores municipais de promoção da igualdade racial ao Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.