Notícia

Festival Latinidades celebra mulheres negras e debate violência política de gênero e raça

31 julho, 2023

O Festival Latinidades estreou em Salvador no último final de semana, com uma programação gratuita de shows, mesas temáticas, lançamentos e feira de empreendedorismo organizadas no Pelourinho, bairro da capital baiana. Criado em 2008, o festival é considerado hoje o maior festival de mulheres negras da América Latina. ”Um sucesso de público e crítica! A Bahia abraçou e se fez presente”, comemorou a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães

 

Os debates abertos ao público contaram com a presença de representantes do legislativo, do executivo e de pesquisadoras. “Foi um momento de avaliarmos o cenário da participação das mulheres negras na política, apontando caminhos para superação das desigualdades”, explica Ângela.

 

A deputada estadual Olívia Santana também marcou presença no festival, com participação nas mesas de debate “A Violência Política de Gênero e a Luta por Ocupação de Espaços de Poder” e “Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres Negras”. “Um domingo de convivência e debates preciosos no fortalecimento das mulheres negras”, afirmou Olívia.

As rodas de conversa contaram, ainda, com as presenças da ex vice-presidenta da Costa Rica, Epsy Campbell , a economista Ana Georgina Dias, a prefeita de Cachoeira Eliana Gonzaga, a oficial do Fundo de População da ONU (Unfpabrasil) Luana Silva e “outras valorosas companheiras que trouxeram contribuições importantíssimas ao debate”, celebou Olívia.

Com patrocínio da Natura Musical e apoio do Unfpa e do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial dos Povos e Comunidades Tradicionais, Cultura e Turismo, o Festival Latinidades chegou a Salvador após passar por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, encerrando sua trajetória nesse final de semana. O festival é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados