A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PCdoB, PT e PV, confirmou, na tarde desta quarta-feira (5), o nome da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, como pré-candidata à vice-prefeita de Salvador. Para o presidente do PCdoB-BA, Geraldo Galindo, a indicação de Fabya combina com o perfil que a agremiação tinha como o ideal: “Mulher, negra, oriunda dos movimentos sociais”.
“Enquanto presidente da Federação Brasil da Esperança saúdo a escolha e acredito que a dupla agora formada reúne as condições de fazer uma campanha que empolgue o conjunto da militância.”, afirmou Galindo.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, com as presenças, além de Galindo, do vice-governador, Geraldo Júnior, que é o pré-candidato à prefeitura pela Federação no pleito deste ano, e por demais lideranças que compõe a Federação Brasil da Esperança.
Quem é Fabya
Secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya passou pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM) durante os governos do PT. Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Anteriormente, no MST, a petista atuou durante 13 anos na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais.
Fabya graduou-se em administração, focando nas ações do terceiro setor; é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde também se doutorou em Ciências Sociais, em 2012, e realizou o pós-doutorado em 2014.