Notícia

Fábrica inédita da economia solidária entrega sua primeira produção

7 março, 2023

A primeira fábrica-escola de chocolates da economia solidária do Brasil, a Chocosol, sediada em Ilhéus, no sul da Bahia, fez a entrega, nesta segunda-feira (6), da sua primeira leva de produção. O ato contou com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do reitor da Universidade da Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes.

Segundo Davidson, a Chocosol é uma maneira de políticas públicas chegarem às pessoas. “A fábrica-escola Chocosol é um exemplo concreto, que vai beneficiar empreendedores da economia solidária que atuam na produção de cacau e derivados. O equipamento está voltado também para a pesquisa, com foco na inovação, na oferta de assistência técnica visando uma produção com maior valor agregado”, afirmou o secretário.

Com investimento de mais de R$ 500 mil, a fábrica-escola tem como objetivo o beneficiamento do cacau produzido na região, com foco na inovação de processos e produtos, fornecimento de assistência técnica aos agricultores familiares produtores de cacau, buscando a qualificação das amêndoas para produção de chocolate fino.

Os investimentos permitiram a aquisição de insumos, equipamentos e instrumentos necessários à produção de chocolate e derivados, além de equipe contratada para atuar na fábrica-escola. Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre.

A unidade conta com 10 máquinas em operação, uma câmera fria e 20 tipos de formas de policarbonato e polipropileno numa estrutura de 300m² e tem capacidade mensal de produção de 1,2 tonelada de chocolates.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados