A ex-vereadora Aladilce Souza reuniu amigas e amigos, lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais para lançar sua pré-candidatura à Câmara Municipal em 2024. A atividade aconteceu na noite desta quinta-feira (14), no espaço Parador Z1, Rio Vermelho, e na ocasião foram discutidos planos e projetos para a cidade.
O evento também comemorou as últimas conquistas no âmbito da política estadual e federal, com a eleição do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, garantindo ao país retomar o papel de protagonista no cenário mundial. O encontro também destacou a pré-candidatura da deputada estadual Olivia Santana para a prefeitura de Salvador.
Vereadora de Salvador por quatro mandatos (2004/2020), Aladilce agradeceu a presença dos amigos e falou da luta para combater as desigualdades e da importância de eleger parlamentares comprometidos com as causas sociais. “Estou muito feliz em poder reencontrar os amigos e amigas e fazer um balanço dos acontecimentos e do rumo da nossa sociedade. Nós precisamos olhar para as desigualdades e dizer que vamos continuar atuando para combatê-las. No próximo ano precisamos eleger em Salvador uma prefeita, Olivia Santana, e uma bancada de vereadores que atue para combater a pobreza e promover uma educação de qualidade que dê esperanças de dias melhores aos nossos jovens, especialmente à juventude negra. Temos um compromisso com esta cidade e eu quero convidar todos e todas para se unirem em 2024 e fazer o debate geral sobre a nossa cidade.”
Presente na atividade, a deputada federal Alice Portugal falou da importância da candidatura da ex-vereadora. “Aladilce é uma mulher consagrada pela luta. Enfermeira, professora universitária, nos conhecemos desde estudantes. É autora de diversas Leis em benefício dos que mais precisam e da nossa cidade. Garantir o mandato de Aladilce Souza é a garantia de que o movimento popular terá voz, que as mulheres terão voz, que a luta antirracista terá voz e de que a batalha pela democracia terá uma voz forte.”
O presidente do Comitê Municipal, Jurandir Santana, destacou os mandatos de Aladilce. “Esse encontro de hoje tem um simbolismo muito importante. É o reconhecimento da nossa vereadora Aladilce Souza, que jogou um papel importantíssimo por quatro mandatos na Câmara Municipal. Esse é o marco da retomada, devolvendo à cidade um dos nossos melhores quadros para contribuir com o desenvolvimento de uma cidade mais justa, mais humana e igualitária.”
Geraldo Galindo, presidente do PCdoB Bahia, destacou o papel da militância na retomada de Aladilce à vereança. “Os mandatos de Aladilce sempre foram instrumentos de luta em prol dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, do combate ao racismo e de várias frentes. Nós temos um compromisso de retomar esse mandato e corrigir essa injustiça. E está nas mãos da nossa militância elegê-la ano que vem e assim qualificar a Câmara Municipal de Salvador.”
Também estiveram no encontro: Ivanilda Brito, presidente do Sindsaúde; Rosa Souza, presidente da CTB Bahia; Jéssica Baiano, presidente da UBM/Ba; Rui Oliveira e Arielma Galvão, dirigentes da APLB Sindicato; entre outros.
Biografia:
Aladilce de Souza é natural de Nova Soure, interior baiano, e tem 67 anos. É enfermeira formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), servidora pública da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e professora da Escola de Enfermagem da Ufba desde 1992.
Especialista em Planejamento e Administração de Serviços de Saúde do Departamento de Medicina Preventiva da Famed/Ufba, é mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Ufba. Exerceu quatro mandatos como vereadora de Salvador, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Iniciou na vida política em 1977, ingressando no movimento estudantil de resistência à Ditadura Militar. Em 1982, presidiu a Associação de Moradores do bairro da Federação, assumindo, dois anos depois, a coordenação geral da Federação das Associações de Bairros de Salvador. Militante da área da saúde, também faz parte da direção do Sindsaúde-BA.
Filada ao PCdoB desde 1979, foi dirigente do Comitê Distrital do Funcionalismo Público, dirigente e presidenta do Comitê Municipal e compôs a direção Estadual do PCdoB. Com forte relação com o movimento social, suas principais bandeiras de luta são em defesa dos direitos das mulheres; o enfrentamento ao machismo, ao racismo e à homofobia; e em defesa do SUS e da saúde pública e de qualidade. Também defende a acessibilidade para pessoas com deficiência e transtorno mental e atua diretamente na luta antimanicomial.
Além disso, mantém relações com os movimentos sindicais, associações de moradores e diversas organizações sociais. Aladilce foi ouvidora-geral da Câmara Municipal de Salvador e já presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, além de integrar as comissões de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social, Constituição, Justiça e Redação Final e da Cultura.