O Encontro Nacional comemorativo dos 20 anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária “serve de fôlego para todos nós que lutamos incansavelmente para que a Economia Solidária se consolide mais e mais no país”, afirmou Davidson Magalhães, secretário do Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre) e presidente do PCdoB-BA, durante abertura do evento, na tarde da última quarta-feira (2).
O encontro, que segue até sexta (4), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, conta com 21 estados inscritos e comemora duas décadas de atuação fomentando o desenvolvimento, promovendo articulações e intercâmbio, além de proposições de políticas públicas no Brasil. De acordo com Davidson, a atuação da Rede de Gestores é fundamental para o desenvolvimento da economia solidária.
“Passamos por tempos turbulentos, e a economia solidária deu seu nome sendo resistência, em especial aqui na Bahia. Agora temos tudo para sermos mais fortes em prol desta política pública, pois o momento é de reconstrução da democracia e da retomada do desenvolvimento em nosso país. Juntos, com a Rede De Gestores podemos reconstruir e lutar pela aprovação da Lei Federal da Economia Solidária”, destacou o secretário.
Realizado na Bahia, estado que é uma referência nacional nas políticas públicas de Economia Solidária, o evento recebe cerca de 300 gestores que atuam no segmento, além de organizações fundamentais na construção da Economia Solidária. “Acredito que o próximo passo deva ser a ampliação do conceito e das ações da Economia Solidária para os centros urbanos”, afirmou Davidson.
Para o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Júnior, a celebração dos 20 anos da Rede de Gestores na Bahia é muito significativo, e marca a união do país buscando novas soluções e tecnologias para fortalecer a Economia Solidária. “Chegou a nossa hora de avançar, e temos tudo na mão para que isso se consolide. Vejo a pujança da Economia Solidária da Bahia e desejo que essa potência cresça e que ocorra em cada canto do país”, relatou.
O evento para a construção desta pauta é destinado a gestores de políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, representantes de entidade de fomento, empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, pesquisadores e demais interessados pela economia solidária. A programação conta com palestras, debates, mostras de soluções práticas e atrações culturais. Confira aqui.
Participaram da abertura o vice-governador Geraldo Júnior, a deputada estadual Olívia Santana, o superintende de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior, o coordenador de fomento ao Artesanato da Bahia Ecosol, Weslen Moreira, o secretário da Setrel em Lauro de Freitas, Uilson José; além de outros parlamentares, gestores, ativistas e membros de organizações da economia solidária.