Na manhã desta sexta-feira (9), a Caravana “Mais Mulheres na Política” teve início em Salvador, no Wish Hotel da Bahia, reunindo lideranças femininas e figuras políticas para discutir a importância da representatividade feminina e a luta por equidade de gênero nos espaços de poder. Organizada pela Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o evento, que se estenderá até sábado (10), conta com uma programação rica em debates, oficinas e atividades culturais abertas ao público.
O objetivo central da caravana é impulsionar a participação política feminina no Brasil, promover a paridade de gênero e estimular o debate em torno da inclusão de mulheres em espaços de decisão. Salvador, cidade que é referência histórica e cultural, foi escolhida como palco para mais essa etapa da caravana, simbolizando a luta das mulheres baianas por mais representatividade.
Daniele Costa, secretária Nacional de Mulheres e vice-presidenta do PCdoB-BA, destacou o compromisso do partido com a luta das mulheres destacou a relevância do evento para debater a paridade de gênero na política. “O PCdoB foi o primeiro partido político que realizou uma conferência sobre a emancipação das mulheres, sobre a luta do movimento feminista e uma conferência que foi da direção política do partido, mas foi uma conferência organizada pelas mulheres para as mulheres. Foi uma conferência do PCdoB onde inclusive já fala de participação dos homens também, nesse entendimento que a luta feminista não é sexista, não é uma luta de guerra de sexo, não é uma luta de mulheres contra os homens. É uma luta numa perspectiva de que uma sociedade justa e igualitária precisa ser inclusiva, ela precisa fortalecer a perspectiva do direito de todas e de todos. A democracia brasileira, ela só se consolida. Quando ela, de fato, inclui a maioria daquela que constrói essa democracia”, disse.
Elvia Magalhães, secretária Estadual de Mulheres na Bahia, enfatizou a importância do encontro e da participação feminina no acompanhamento das eleições deste ano: “Esse é um esforço que estamos fazendo, de valorização de todas as cidades que estão no nosso time, no time 65. Esse ano a eleição teve o caráter diferenciado, estamos numa federação que impôs também para a gente diversos desafios, diversos municípios, onde a gente está atuando. Mas esse momento também é um momento importante para que a gente possa, de forma coletiva, criar um mecanismo também de acompanhamento e de comparecimento em todas as cidades”.
Compondo a mesa de abertura do evento, a deputada federal Alice Portugal fez questão de saudar as mulheres presentes, destacando a luta feminina. “É evidente que a grande questão é nós aprendermos de maneira coletiva a forma de sermos mulheres do PCdoB e estarmos vinculadas intimamente à luta das mulheres de toda a sociedade. Nós sabemos o preconceito milenar que bate sobre a nossa pele. Aliás, quando o Milton Nascimento construiu a [música] Maria Maria, ele disse com muita sapiência com a alma feminina, que só quem tem na pele essa marca é que sabe o que é ter fé na vida”, contribuiu.
Na mesa ainda estiveram presentes outras lideranças, fortalecendo o debate sobre a importância da participação política das mulheres. Além das já citadas, também compuseram a mesa a secretária de Organização do PCdoB-BA, Marianna Dias, o presidente do PCdoB-BA, Geraldo Galindo, e o secretário de Formação do PCdoB-BA, Caio Botelho.
O evento ainda tem presença confirmada de diversas lideranças femininas, como a cientista baiana e doutora em patologia humana, Jaqueline Góes – reconhecida como uma das ’20 Mulheres de Sucesso do Brasil’ pela Forbes, a revista de negócios mais renomada do mundo. Estarão presente ainda: Alice Portugal, deputada federal do PCdoB-BA; Olívia Santana, deputada estadual do PCdoB-BA; Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; Dani Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB; Julieta Palmeira, ex-secretária de políticas para as mulheres da Bahia e assessora da FINEP; Aladilce Souza, pré-candidata a vereadora de Salvador; e Dona Nilda.
Durante o evento, as participantes terão a oportunidade de desenvolver uma plataforma de políticas públicas que visem a promoção de cidades mais democráticas, inclusivas e sustentáveis. Para conferir a programação completa, acesse as redes sociais da Secretaria de Mulheres, o site e as redes do PCdoB da Bahia e de Salvador.