Notícia

Em reunião com Jerônimo, Olívia pede urgência em ações de enfrentamento à violência de gênero

1 junho, 2023

A deputada estadual Olívia Santana esteve presente, na última quarta (31), em reunião com o governador Jerônimo Rodrigues e demais representantes da bancada feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para discutir estratégias efetivas de combate à violência de gênero, além de garantir a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade e o empoderamento das mulheres.

Na ocasião, Olívia chamou atenção para a necessidade, a qual considerou “urgente”, de melhorar o atendimento nas Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres, e da criação do Fundo de Financiamento das Políticas de Enfrentamento à Violência contra Mulheres. Além disso, “que o governo também inclua em suas metas empoderar mais mulheres, já que a Bahia é um dos nove estados onde caiu o número de deputadas eleitas de 10 para 8. E sem a participação das mulheres, que são maioria na população, não há democracia”, afirmou.

Um dos principais pontos discutidos na reunião, o Fundo citado pela parlamentar pretende financiar ações e projetos que visam eliminar a violência de gênero e oferecer suporte às vítimas. Já a ampliação da atuação das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) e dos núcleos especiais de Atendimento à Mulher (Neam) foram citadas pelo governador como “essenciais para a proteção e acolhimento das mulheres vítimas de violências”.

Presente no evento, a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, celebrou o evento, afirmando que só á democracia plena com a real presença e incorporação das mulheres e da população negra.

“Por este motivo o celebramos este primeiro encontro do Governador Jerônimo e suas Secretarias e Secretários da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa. Foi um momento de escuta atenta e grande pactuação entre a agenda apresentada pelas 9 deputadas estaduais da Base e o nosso Governo pensando o presente e o futuro das políticas para as Mulheres lideradas neste âmbito pela Secretaria de Promoção das Mulheres (SPM)”, disse Ângela.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados