Notícia

Em conferência na Índia, Augusto defende democracia e distribuição da riqueza dos bancos

18 maio, 2023

Durante a 29° Conferência organizada pela All India Bank Employees Association – AIBEA, realizada na cidade de Mumbai, na Índia, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), reforçou a necessidade de enfrentar a concentração de renda, defendeu a democracia e os direitos dos trabalhadores como elementos fundamentais para assegurar melhores condições de vida para a população.

“É necessário que haja uma rediscussão sobre o sistema financeiro, para garantir que seja orientado ao desenvolvimento das nações, estimulando a indústria e o avanço científico e tecnológico, com sustentabilidade ambiental, mas sem deixar ninguém para trás, assegurando renda mínima para a população mais pobre, a retomada dos empregos, e a dignidade nas relações de trabalho”, declarou Augusto.

Segundo relatório da pesquisa “Nós e as Desigualdades 2022”, da Oxfam Brasil em parceria com o Instituto Datafolha, em uma escala de 0 a 10, em que 0 significa nenhuma responsabilidade e 10 total responsabilidade, a atribuição de responsabilidade pela desigualdade de renda no Brasil aos bancos, foi de nota 7,5. Ainda de acordo com esses dados, houve um aumento do abismo social entre os mais ricos e mais pobres nos últimos anos, agravado por medidas que potencializaram a lucratividade do sistema financeiro, enquanto os índices de pessoas em situação de extrema pobreza, se tornaram cada vez maiores.

“É fundamental que esses temas sejam debatidos de forma global, e isso aconteceu durante a realização desta conferência, que contou com a participação de mais de 3 mil bancários com representação de todos os continentes. Há muitas semelhanças nas lutas específicas que têm sido travadas no Brasil e em outros países”, comentou.

A All India Bank Employees Association, “Associação de Todos os Empregados de Bancos da Índia” em tradução livre, (AIBEA) é o maior e mais antigo sindicato nacional de bancários da Índia, fundado há 77 anos, na cidade de Calcutá.

Representando a delegação brasileira, estiveram presentes além de Augusto Vasconcelos, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe; Hermelino Neto; a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe e vice-presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ivania Pereira e o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Alex Livramento.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados