Notícia

“É sobre todas nós”, afirma Olívia no lançamento do ‘Mulher Preta na Política’, seu primeiro livro

26 julho, 2023

No Dia Nacional do Escritor e também Dia Internacional da Mulher Negra, 25 de julho, a deputada estadual Olívia Santana lançou em Salvador seu primeiro livro, intitulado “Mulher Preta na Política”. O evento lotou o Goethe Institut, no início da noite de ontem e contou com um bate-papo entre Olívia e Erica Malunguinho, ex-deputada de São Paulo – que assina o prefácio do livro – com mediação da jornalista Luana Assiz..

O livro é um relato pessoal e um gesto de convocação para que as mulheres negras entrem no espaço politico. Além disso, a obra incentiva a voz ativa das mulheres. “Nunca é sobre mim, sobre Erica [Malunguinho], é sobre todas nós, sobre como enfrentamos o racismo, sobre a chave que muda essa realidade”, conclama a deputada.

Na prática, Olívia conta como sua forma de ser e de se posicionar a ajudou durante toda a sua vida política e a levou os fóruns de deliberação e empoderamento. “Eu sou a única deputada preta da Assembleia Legislativa no estado mais negro do Brasil”, afirma a parlamentar. “A população negra é maioria neste país e, mesmo assim, a gente não tem a presença refletida adequadamente nos espaços de poder”, complementa.

O livro já havia sido lançado, no início do mês, em Brasília e também no Rio de Janeiro, uma forma de difundir o discurso e reforçar a necessidade de mulheres pretas na política. “A gente quer estar entre muitas e muitos. Uma democracia, ela nunca será sem nós. Ela será sempre uma democracia amputada, porque não tem a presença de mulheres negras, de pessoas trans”, diz Olívia.

Ao seu lado,  ex-deputada de São Paulo, Erica Malunguinho, primeira parlamentar trans a ser eleita no Brasil, corroborou o discurso e enfatizou: “A gente é revolução e não tem volta”.

“É preciso parar com essa história de achar que essas discussões que trazemos é algo menor. Isso é um todo. Se a gente está falando de romper desigualdades e violências históricas, precisamos saber aonde essas violências se alocam, aonde são depositadas. Elas são dirigidas aos corpos que foram colocados em vulnerabilidade e tem cara, tem cor, tem gênero. Quando a gente está reivindicando mulher preta, a gente tá falando disso. Presta atenção”, afirma Erica, que também é educadora e artista plástica.

Prestigiando o evento, estiveram presente Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial; Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; da deputada federal Alice Portugal; da presidente do PCdoB de Salvador, Aladilce Souza; do vice-governador, Geraldo Junior; e de diversos representantes de entidades que lutam pela defesa das igualdades de raça e gênero.

O livro Mulher Preta na Política foi lançado pela Editora Malê e pode ser adquirido clicando aqui.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados