A Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) finalizou, no último domingo (31/07), o seu congresso nacional, que debateu o cenário político atual e novas estratégias de atuação. Na oportunidade, também foi eleita a nova diretoria, que terá a presença de cinco nomes ligados à FABS (Federação das Associações de Bairros de Salvador).
As lideranças baianas que vão compor a Conam são Aline Lima, Ivonete Bispo, João Pereira, Ramiro Cora e Marcos Lessa – esse último foi eleito para o Conselho Nacional de Entidades ligadas à Confederação. O atual presidente da entidade, Getúlio Vargas Júnior, foi reconduzido ao cargo.
O Congresso da Conam teve como tema ‘Democracia e Justiça Social’ e também aprovou as diretrizes da Carta Eleitoral do Movimento Comunitário para 2022. O encontro foi marcado por críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL) e pela defesa da necessidade de eleger um presidente comprometido com a democracia e participação social.
A carta eleitoral ainda indicou que, dado o caráter excepcional da conjuntura, é necessária a vitória de Lula (PT), para superar os retrocessos e retomar o caminho das mudanças no Brasil.