Os deputados federais do PCdoB na Bahia, Alice Portugal e Daniel Almeida, defenderam a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para a apuração doa atos antidemocráticos cometidos por bolsonaristas, no último domingo (08/01), em Brasília. Para eles, é preciso que o Estado brasileiro atue com rigor na identificação e punição das pessoas envolvidas.
Alice Portugal explica que há elementos suficientes para a instalação da comissão. “Temos fatos certos e determinados. A retenção dos ônibus, o cerco e fichamento dos que agora ‘passeiam’ pelo Distrito Federal. Se fossem estudantes, de certo, estariam em fila, com balas de borracha pelos seus corpos. Chega de leniência, chega de passar pano para os terroristas!”, disse a parlamentar.
Daniel acrescentou que a CPI precisa ser criada o quanto antes. “É absolutamente necessário que os atos terroristas contra a nossa democracia sejam investigados e todos os responsáveis punidos. Desde os criminosos que invadiram as sedes dos Três Poderes até os financiadores, mandantes e agentes públicos que foram omissos permitindo que o crime ocorresse”, afirmou.
O Senado Federal já colheu 31 assinaturas, até agora, para abrir a CPI dos Atos Antidemocráticos. O número é suficiente para garantir a abertura, na Casa legislativa.