A Assembleia Legislativa instalou na manhã dessa terça-feira (20) a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado da Bahia, destinada a garantir a valorização e o reconhecimento desses profissionais. O deputado Fabrício Falcão será o vice-presidente. Participaram da reunião representantes de associações da categoria.
Uma das iniciativas do grupo é garantir as condições adequadas de formação contínua, valorização salarial e reconhecimento pelos serviços prestados. Ela garante que com a frente ações legislativas para a área serão apresentadas. Para o deputado Fabrício Falcão, o enorme desafio é o de melhorar a atenção básica da saúde e os diversos pontos sensíveis dessa área foram abordados na reunião.
Presente na ocasião, a deputada federal Alice Portugal definiu como “Exército civil do SUS” os agentes de saúde. Ela defendeu a função como primordial para evitar problemas com hospitais lotados e regulação. Já Olívia Santana disse que a frente é um avanço para a saúde pública.
A Frente Parlamentar será composta pelos deputados: Soane Galvão (PSB), escolhida como presidente, Robinson Almeida, Fabíola Mansur (PSB), Vitor Azevedo (PL), Hassan (PP), José de Arimateia (Republicanos), Dr. Diego Castro (PL), Penalva (PDT), Matheus Ferreira (MDB), Fátima Nunes (PT), Raimundinho da JR (PL), Olívia Santana, Manuel Rocha (União), Marcinho Oliveira (UB), Adolfo Menezes (PSD), Júnior Muniz (PT), Angelo Coronel Filho (PSD), Cláudia Oliveira (PSD), Zó (PC do B), Zé Raimundo Fontes (PT), Binho Galinha (Patriota), Rosemberg Pinto (PT), Hilton Coelho (Psol) e Antonio Henrique Jr. (PP).
Da sociedade civil, os representantes que irão compor a frente serão: Maria Lúcia de Santana Gutemberg, representante da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs); Zilar Portela Santos, representante da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Estado da Bahia (Fedacse); e Edson Cruz dos Santos, representante do Conselho Estadual de Saúde (CES).