O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) reforçou, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça (12), seu posicionamento firme a favor do fim da escala de trabalho 6×1, modelo que impõe seis dias consecutivos de trabalho para um único dia de descanso. Em seu pronunciamento, o parlamentar baiano ressaltou seu pioneirismo ao defender a redução de jornada e propor, já em 2006, o Projeto de Lei 7663, que busca regulamentar essa questão e garantir melhores condições de trabalho aos brasileiros.
“Fomos pioneiros ao apresentar, em 2006, o Projeto de Lei 7663, que propõe uma revisão do formato de jornada exaustiva imposta aos trabalhadores. Esse projeto representa um compromisso histórico com a dignidade e com a saúde dos trabalhadores do nosso país,” afirmou Daniel. Segundo ele, o modelo atual de escala representa uma sobrecarga que afeta a qualidade de vida e a saúde mental dos profissionais, prejudicando o rendimento e a segurança no trabalho.
O deputado pontuou que a discussão sobre a escala 6×1 é parte fundamental para a humanização das relações trabalhistas no país, destacando que o projeto visa estabelecer um equilíbrio mais justo entre vida profissional e descanso. “Desde o início da minha trajetória, sempre defendi a valorização do trabalhador e acredito que avançar para uma escala de trabalho mais justa é respeitar os direitos humanos básicos”, declarou.
Almeida aproveitou a ocasião para incentivar o debate entre seus pares e convidar a sociedade a apoiar a revisão da escala 6×1, reforçando o compromisso do legislativo com políticas de trabalho modernas e humanizadas. “Vamos nos mobilizar em todos os lugares do Brasil para que esse debate cresça cada vez mais aqui no Parlamento, na sociedade e seguiremos batalhando para que a gente possa aprovar essa PEC”.
Daniel reafirma seu percurso em favor de um movimento de defesa dos direitos trabalhistas, especialmente para as categorias que enfrentam jornadas longas e necessitam de melhores condições de descanso e saúde e que o fim da escala 6×1 seria um avanço significativo nas políticas de proteção ao trabalhador. “Não é apenas uma questão de adequação laboral, mas de respeito ao ser humano que contribui diariamente para o desenvolvimento do país”, destacou.
Na capital baiana, o ato pelo fim da escala 6×1 acontece na próxima sexta-feira (15), às 10h, no Farol da Barra. A manifestação é organizada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) com o apoio de frentes populares e organizações sociais.