O secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, responsabilizou o governo Bolsonaro pela falta de novos postos de trabalho na Bahia. Em entrevista ao site do Bahia Notícias, o titular da Setre afirmou que o “governo Bolsonaro é um desastre na política de geração de emprego e renda”.
De acordo com o levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Bahia liderou a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2022, com porcentagem de 17, 6%, entre os estados brasileiros. Conforme Davidson, esse cenário se deve ao fato de que o país está vivendo um período de inflação alta, a exemplo do crescimento da economia a 1% no primeiro trimestre deste ano.
“Isso dificulta a geração de emprego e renda, especialmente em um estado muito amplo, como a Bahia, com 2 terços de semiárido. E as políticas que foram implementadas pelo governo Bolsonaro, como a valorização do salário mínimo, afetaram muito a Bahia. A Bahia possui um conjunto de pessoas que depende do salário mínimo como referência. Na medida que tem o salário mínimo crescendo menos que a inflação, isso deprime o mercado interno. Isso atinge em cheio estados com o perfil de mercado da Bahia”, informou o secretário da Setre.
Davidson contou ainda que, neste mês de junho, a Setre vai lançar o programa Qualifica Bahia 2022, com 800 cursos em 417 municípios do estado. “É uma política arrojada de qualificação profissional. Essa é uma forma de preparar nossa mão-de-obra para uma retomada”, afirmou, pontuando que essa recuperação não parece ser possível a nível nacional neste ano de governo Bolsonaro.
Com informações do site do Bahia Notícias.