O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, lançou, nesta quinta-feira (18), o programa Juventude Produtiva, ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Na ocasião, o ministro também assinou Protocolo de Intenções para implantação do Novo SineBahia como projeto-piloto nacional e anunciará a Escola do Trabalhador 4.0.
O Programa Juventude Produtiva tem por objetivo criar oportunidades para autonomia econômica de jovens com idade entre 16 e 29 anos através de formações diversas. Com investimento de R$ 8.134.400 milhões, o programa deve beneficiar 17.040 jovens baianos, através de 10 ações que atuam em duas frentes: inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.
Segundo Davidson, secretário da Setre e, também, presidente do PCdoB-BA, o programa é mais uma forma de capacitar e incentivar jovens para inserção no mercado de trabalho. “As formações cobrem diversas áreas e o público-alvo são jovens cursando ou egressos da rede pública escolar, socialmente vulneráveis, em especial vítimas de violência, população negra, pessoas com deficiência (PcD), egressos e/ou cumprindo medidas socioeducativas, comunidade LGBTQIA+, mulheres chefas de famílias e indígenas”, explica, acrescentando que o lançamento foi “uma cerimônia linda, com apresentações artísticas feitas por jovens brilhantes”.
Para se inscrever nos projetos do Juventude Produtiva, os jovens interessados devem acessar o site da Setre (www.setre.ba.gov.br) e clicar no banner Juventude Produtiva. Nesta página, estão listadas ações e links para as inscrições, que são gratuitas.
Novo SineBahia – O ministro Luiz Marinho assinará o Protocolo de Intenções para implantação do Novo SineBahia, que será um projeto-piloto nacional com a oferta de novos serviços à população: a mediação de conflitos e homologação entre empregadores e trabalhadores. O SineBahia passa a ser um modelo estruturado de unidade descentralizada do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda. Informações adicionais serão anunciadas durante o evento.
Escola do Trabalhador 4.0 – O Ministério do Trabalho e Emprego também disponibilizará, para difusão no âmbito da rede de atendimento ao trabalhador do Estado da Bahia, a Escola do Trabalhador 4.0, que faz parte do programa Caminho Digital e oferece cursos gratuitos em tecnologia e produtividade.