O presidente do PCdoB Bahia e secretário do Emprego, Trabalho e Renda (Setre), Davidson Magalhães, e o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos, foram homenageados, no último final de semana, com a outorga da Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia. A entrega da honraria leva em consideração os serviços prestados à Justiça do Trabalho e à sociedade.
“Estou muito feliz. Parabenizo aos companheiros que também receberam essa importante honraria e agradeço aos integrantes do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia pela generosidade”, disse Davidson durante a solenidade ocorrida na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Tenho ainda mais certeza de que estou seguindo pelo caminho certo, ao lado de excelentes profissionais, à frente da Setre”, continuou.
Augusto também celebrou a homenagem e reafirmou seu compromisso com a justiça do trabalho. “Entendo que essa Comenda não é um prêmio individual, mas simboliza todo coletivo de pessoas que lutam ao nosso lado em defesa do Direito do Trabalho. Agradeço imensamente ao TRT, o que só reafirma nosso compromisso pelo fortalecimento da justiça do trabalho. Vamos seguir firmes pelos direitos da classe trabalhadora e por uma sociedade mais justa”, disse.
A comenda leva o nome do magistrado Carlos Coqueijo Costa, que foi desembargador presidente do TRT-5 no biênio 1967-1971 e depois ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A honraria foi primeiramente entregue em 2004, em seguida em 2005 e depois passou a ser outorgada bienalmente. Entre os agraciados também se encontram magistrados, outras autoridades políticas, procuradores, advogados e servidores públicos.
Integram o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia os desembargadores Débora Machado, presidente do TRT-5, na qualidade de grã-mestra; Alcino Felizola, vice-presidente do Tribunal; Luíza Lomba, corregedora regional; Léa Nunes, corregedora-adjunta; e Jéferson Muricy.