Os secretários da Promoção à Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, estiveram juntos ao vice-governador do Estado, Geraldo Junior, e os gestores de cinco outras pastas, nas ações oferecidas pelo Bahia Solidária, realizado desde sexta-feira (6) até domingo (8), voltada para as comunidades do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador.
A programação incluiu atividades esportivas e de recreação infantil, consultas médicas, cursos de qualificação e serviços de intermediação de mão de obra, entre outras iniciativas que visam promover a cidadania e a integração social dos moradores. “É o Governo do Estado levando cidadania, esporte e lazer para baianos e baianas”, celebrou Ângela.
Para Davidson, a ação, além de promover a geração de emprego, foi um reforço à cidadania como instrumento importante para superar a violência. “Trouxemos 160 vagas diretas de emprego, além disso nós tivemos mais de 500 vagas de qualificação profissional. Visitamos os pequenos empreendimentos locais para ver a necessidade de qualificação profissional e de empréstimos através do CrediBahia. Portanto, é uma ação integrada de inclusão socioprodutiva”.
A programação também contou com a capacitação de 50 agentes de lazer, todos oriundos da comunidade e alunos voluntários de universidades. Os agentes já atuaram na Caravana do Lazer, uma ação da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Setre, com atividades de recreação e esportivas. Na área da saúde, a Secretaria de Saúde (Sesab) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) viabilizam o acesso de moradores a consultas médicas. Já a Secretaria Estadual da Mulher (SPM-BA) atuou com um espaço dedicado ao atendimento das mulheres vítimas de violência e ao projeto de autonomia econômica e financeira.
“Essa ação tem uma íntima relação com a política pública estabelecida pela atual gestão, em favor da Bahia e dos baianos. Políticas sociais, movimentos sociais, a valorização da juventude, para distanciar e blindar da delinquência a juventude da marginalidade”, pontuou o vice-governador. Também marcaram presença a deputada estadual Olívia Santana e o superintendente da Economia Solidária, Weslen Moreira.