O secretário do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães anunciou que a pasta vai apoiar os catadores de materiais recicláveis para geração de renda em sintonia com a Agenda Bahia do Trabalho Decente, durante o São João da Bahia de 2023. “A ação inclui os ambulantes e o Artesanato da Bahia e o investimento de R$1.140.000,00”, afirmou o secretário.
O anúncio foi feito durante lançamento da programação dos festejos juninos na capital e no interior, apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Parque de Exposições, na noite da última terça-feira (6). O investimento total é superior a R$ 100 milhões, distribuídos a mais de 280 municípios baianos apoiados pelo Governo do Estado.
Entre os serviços oferecidos pelo governo, a Setre programou a execução do Projeto de Coleta Seletiva e Solidária, em Salvador e municípios do interior. Para a dignificação do trabalho dos catadores durante os eventos, as Centrais distribuem fardamento, botas, luvas, água e refeições e bolsas (diárias) para os catadores que vendem os materiais coletados nessas centrais.
Por intermédio da sua Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho, a Setre potencializará suas ações em apoio aos empreendedores autônomos que buscam obtenção de renda mediante a comercialização de produtos durante eventos festivos na capital baiana. A secretaria promoveu planejamento de ações que beneficiam diretamente vendedores ambulantes, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho, por meio da regularização e organização da sua atividade comercial.