A secretária de Mulheres do PCdoB na Bahia, Daniele Costa, analisou a última pesquisa BTG/FSB, divulgada na segunda-feira (30/05), que revelou a presença maior de mulheres entre o eleitorado `de Lula (PT), pré-candidato à presidência da República. Para a dirigente baiana, o resultado mostra que as brasileiras anseiam pela democracia, e que, sem elas, não haverá a consolidação do Estado de direitos.
“As mulheres, enquanto a principal força social e eleitoral que elegerá Lula, também deverão ser aquela [força] que pode contribuir para reconstruir esse País e ocupar de maneira paritária os espaços de poder no Executivo, assim como eleger uma grande bancada no Congresso”, defendeu a secretária de Mulheres do PCdoB-BA, que também é cientista política.
Daniele Costa ainda afirmou que o desafio posto, de garantir equidade de gênero na política, não é apenas das mulheres, mas também dos partidos do campo democrático, especialmente da esquerda. Ela destacou algumas ações que devem ser adotadas nas eleições, a exemplo da prioridade delas na composição das chapas proporcionais e a garantia do Fundo Especial de Financiamento Partidário nas campanhas.
A pesquisa BTG/FSB, que confirmou a liderança de Lula, com 46% das intenções de voto, mostrou ainda que 51% do eleitorado do pré-candidato do PT são de mulheres, enquanto os homens representam 41%. As eleitoras também são as que menos votam em Bolsonaro (PL), pois são 25% contra 40% dos homens que declararam voto para o atual presidente.