O deputado federal Daniel Almeida defendeu, na manhã desta segunda (28), durante ato público realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). “Essa audiência pública é muito importante, porque estamos num momento adequado para convencer o governo da necessidade dessa universidade”, disse o parlamentar sobre a proposta que aspira contemplar a criação de campi nos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste/Litoral Norte.
Durante seu discurso em defesa da instituição de ensino superior na Bahia, o deputado comparou a quantidade de universidades de outros estados. “É indiscutível que a Bahia tem um extraordinário vazio na presença de universidades federais. Se a gente olhar a Minas Gerais, tem 11 universidades federais, no Rio Grande do Sul tem seis universidades federais, aqui na Bahia nós temos quatro universidades federais, mas duas que têm características específicas, não são só da Bahia”, disse Daniel, acrescentando que “a Bahia tem população de todo o canto desse estado, então nós temos todas as condições de entrar vir a ter essa expansão de vagas”.
A mobilização em prol da criação da UFNB tem como marco as ações realizadas, desde 2010, e intensificadas em 2014, que articulam a sociedade civil e lideranças locais em busca da interiorização do ensino superior.
O ato público desta manhã foi iniciativa de uma parceira dos mandatos das deputadas estaduais Neusa Cadore e Fátima Nunes, abraçada pela Bancada do PT na ALBA, que organizou o evento junto com a Comissão Executiva de Criação da UFNB. Segundo as legisladoras, foi uma oportunidade para a população, autoridades locais, lideranças regionais e estudantes discutirem a importância da interiorização do ensino superior federal na região.