Notícia

Cortes de Bolsonaro na saúde impactam tratamento do câncer na Bahia

11 outubro, 2022

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que os cortes federais destinados à saúde impactam diretamente no serviço especializado que é oferecido à população do estado, inclusive o tratamento do câncer. A restrição de recursos do governo Bolsonaro para a área, divulgada na semana passada, chega a mais de R$ 19 bilhões.

Segundo a titular da Sesab, Adélia Pinheiro, o cenário preocupa a gestão estadual da saúde, porque a rede oncológica da Bahia, que se encontra em processo de ampliação, é custosa e não conseguiria sobreviver com os cortes. Para ela, o resultado poderá ser a impossibilidade de garantir assistência aos que dependem do serviço público.

“O subfinanciamento federal, a diminuição de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo federal, vem colocando a nossa população em uma possibilidade de desassistência”, denunciou Adélia Pinheiro, em uma entrevista ao portal Bahia Notícias.

De acordo com a Sesab, ao longo dos doze últimos meses, a rede oncológica baiana realizou 8.400 cirurgias, 205.516 sessões de quimioterapia e mais de 8 mil tratamentos radioterápicos.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados