Com novo formato que celebra o bicentenário da independência na Bahia, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, o maior evento do país na categoria, foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (29), com 235 times nesta, que é sua 13ª edição. A cerimônia aconteceu nas dependências do estádio de Pituaçu, em Salvador. A bola vai rolar para a fase final da competição sub-15 a partir do próximo domingo (2), data de celebração da Independência da Bahia. A grande final acontece no dia 13 deste mês.
“A Copa 2 de Julho já está consolidada como o maior evento sub-15 do Brasil. Já é um produto, uma vitrine para os atletas baianos e nacionais consolidados no futebol brasileiro”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, que explicou, ainda, o novo formato: “Nesse ano, como é o bicentenário da Independência, tivemos uma fase preliminar que envolveu o interior do estado. São 235 clubes que vão participar da fase preliminar até a fase final, o que dá uma demonstração da pujança que chegou a Copa 2 de Julho, 200 anos, mais de 200 clubes”, afirma.
O evento esportivo é realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Setre, com investimento de cerca de R$ 1,8 milhão, entre recursos dos governos federal e estadual. Nesta fase final, estão na disputa 40 equipes divididas em oito grupos de cinco integrantes. Os jogos acontecerão na Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano e de Feira de Santana.
Além do titular da Setre, também estiveram presentes no lançamento Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), de Manfredo Lessa, vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), e do ex-jogador Branco, coordenador da base da Seleção Brasileira, representando a CBF. Dirigentes e representantes dos clubes participantes também estiveram no local.