Os integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) estarão reunidos nesta terça-feira (2/8), das 8h30 às 16h, no Sindicato dos Comerciários, na Avenida Joana Angélica, em Salvador, para avaliar o Plano Estadual da Juventude e Trabalho, que faz parte do Programa Bahia do Trabalho Decente (PBTD). A atividade é aberta ao público e organizada pelo grupo ‘Emancipação Juvenil, Educação, Cultura e Trabalho’, do Cejuve, em parceria com a Agenda Bahia do Trabalho Decente.
O encontro terá a coordenação de Patrícia Lima, assessora especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A reunião ampliada é uma estratégia de monitoramento do Programa Bahia do Trabalho Decente (PBTD) para avaliar o alcance dos resultados esperados pela Agenda Bahia do Trabalho Decente. O encontro, em formato de uma oficina, é uma forma encontrada para debater, em detalhes, como andam os Planos de Ação de cada eixo temático.
‘Juventude’ é um dos nove eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Os demais são: Erradicação do trabalho infantil; Erradicação do trabalho escravo; Trabalho doméstico; Serviço público; Promoção da igualdade de gênero e raça; Promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); Empregos verdes; e Segurança e saúde do trabalhador. Todas essas áreas estão sendo analisadas em encontros, no formato de oficinas, como o que será realizado no Sindicato dos Comerciários.
O Conselho
Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Cejuve é um espaço de diálogo entre o governo baiano e os jovens, que tem como uma de suas atribuições o acompanhamento e avaliação da Política Estadual de Juventude. Atualmente, seus membros lutam pela aprovação do projeto de lei 20.886/2014, que cria o Conselho, hoje regulamentado por decreto.
Fonte: Secom/BA