As conferências dos Distritais, Coletivos e Organismos de Base do PCdoB em Salvador seguem a todo o vapor. Na noite desta terça-feira (17) camaradas do Organismo de Base Institucional do Trabalho e Esporte se reuniram no Hotel Quality para fazer um balanço da atuação do partido na cidade, discutir o cenário político nacional, estadual e local e planejar as ações para 2024. Os encontros seguem até sábado – 21/10.
Na ocasião, foi feita a leitura do Documento Base e escolhidos os delegados e delegadas que participarão da Conferência Municipal, que acontece nos dias 27 e 28/10, no auditório da Faculdade Cairú, nos Barris.
Wenceslau Júnior, dirigente do PCdoB Bahia, abriu os debates com uma avaliação da conjuntura política nacional. Segundo ele, é importante fortalecer o governo Lula para impedir a volta da extrema direita ao poder. “Precisamos assegurar o êxito do governo Lula para garantir que o retrocesso democrático não retorne. Não tivemos uma vitória fácil. Ganhamos a eleição, mas encolhemos nossa bancada de deputados federais, reduzimos a bancada de esquerda no senado e o Congresso Nacional continua ultra neoliberal e conservador. Estamos vivendo uma luta de classes muito radicalizada, que ocorre no mundo inteiro, com o que há de pior na sociedade. E o governo Lula tem conseguido se mobilizar colocando o Brasil em destaque com agendas positivas que estão colaborando no avanço dos setores econômicos e sociais. ”, sinalizou.
A presidenta do Comitê Municipal, Aladilce Souza, participou do encontro e lembrou da importância do partido na política pública estadual de geração de trabalho e renda. “Nosso partido está no terceiro período deste governo e tem apresentado um trabalho diferenciado na Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte. Há destaque na economia solidária, que é pioneira, na área do esporte, no artesanato, com uma experiência muito positiva em sua gestão institucional. ”, destacou
Aladilce falou ainda do objetivo da luta comunista. “Nosso partido é centenário, o mais antigo do Brasil, tem um projeto de sociedade e forte atuação nos movimentos sociais. E nosso principal propósito é a transformação social. Não estamos nas estruturas de governo para fazer mais do mesmo, estamos nestes espaços para mudar a vida das pessoas. Nosso objetivo é um só, estejamos no Parlamento, nas secretarias ou nos movimentos sociais. Esse tem sido o desafio do PCdoB, que tem como objetivo a transformação social e a luta pelo socialismo. ”
A dirigente lembrou ainda dos desafios para o próximo pleito eleitoral. “Estamos no terceiro período de uma gestão Carlista que é voltada para a elite, atuando com uma máquina de marketing poderosa e que continua beneficiando as mesmas famílias e grupos empresariais do passado que controlam a cidade há décadas. É preciso que a gente organize um projeto junto a Federação e a base do governador Jerônimo para avançar e retomar um processo democrático que esteja realmente voltado para toda a população da cidade”, completou
Durante o encontro foi eleita a nova direção do Organismo, que terá Sueli Araújo como presidenta até 2026. “Quero agradecer a confiança depositada em mim e dizer que estou assumindo o desafio de dar uma cara nova ao Organismo e me propondo a fazer uma nova caminhada.”, pontuou Sueli.
Também participaram o Superintendente da Sudesb, Vicente Neto; do chefe de gabinete, Juremar Oliveira; e dos dirigentes comunistas Rubens Santiago; Weslen Moreira; Javier Alfaya e Alan Valadares.
O prazo limite para realização das Conferências encerra no próximo sábado (21/10). Confira abaixo os Coletivos, Distritais e Organismos de Base que já realizaram suas atividades: Esportes; Direitos Humanos; Luta Anticapacitista; Educação; Bancários; Boca do Rio; Cultura; Castelo Branco; Construção Civil; Calabetão/Barra/Mata Escura; Solidariedade Internacional e Saúde.
Foto: Ricardo Filho