Atletas, paratletas e lideranças do esporte se reuniram na noite desta quarta-feira (27/09) durante o lançamento do Coletivo de Esportes do PCdoB de Salvador. O evento aconteceu no Hotel Quality, no Stiep, e contou com a participação da presidenta do Comitê Municipal, Aladilce Souza, do Superintendente da Sudesb, Vicente Neto, do vereador Augusto Vasconcelos, de comunistas e militantes de diversos segmentos sociais.
O PCdoB possui tradição na promoção da política do esporte. Nacionalmente conduziu o Ministério do Esportes e aqui na Bahia está à frente da Sudesb, ampliando o acesso de jovens e adultos a atividades esportivas tanto amadoras como profissionais.
A criação deste Coletivo, segundo Aladilce, é mais uma possibilidade de acesso a qualidade de vida e transformação social. “É com muita alegria que o Comitê Municipal se reúne com a militância para lançar este Coletivo. Nos cabe agora fazer crescer ainda mais o acesso e criar uma onda esportiva por toda a cidade. O esporte é importante não só como atividade física que ajuda no fortalecimento do corpo, é também um elemento de socialização, de disciplina, de cumprimento de regras, sobretudo para nossa juventude, e por oferecer oportunidades e abrir caminhos para realizações profissionais.”
Vicente Neto lembrou que o partido já possui um Coletivo Nacional e na Bahia mais uma vez sai na frente. “Estamos fazendo parte de um Coletivo nacional que constrói a vida do PCdoB no mundo do esporte. E aqui na Bahia saímos na frente neste momento criando o Coletivo partidário que vai discutir o tema, filiar e influenciar jovens, adultos, pessoas com deficiência, mulheres, entre outros. É essa nossa contribuição ao criar este espaço.”
O vice-presidente do Comitê Municipal, Jurandir Júnior, que faz parte do movimento que defende o ensino da capoeira nas escolas públicas, lembrou que o Coletivo é mais um instrumento na luta em defesa de uma tradição cultural que faz parte da vida de muitas pessoas. “O PCdoB tem sido um importante incentivador e apoiador da capoeira aqui na Bahia e possui grandes iniciativas, seja nas secretarias que dirige ou através de nossos parlamentares, como a deputada estadual Olivia Santana, que criou a Lei Estadual Moa do Katendê, para o ensino da capoeira nas escolas públicas estaduais; Augusto Vasconcelos, autor da mesma Lei em Salvador, e a deputada Alice Portugal, que apresentou um projeto para implantação da capoeira nas escolas públicas de todo o país. Portanto, esse coletivo vai fortalecer ainda mais a nossa luta.”, sinalizou Juradir.
Autor da Lei municipal Moa do Katendê, que foi aprovada na Câmara Municipal e posteriormente vetada pelo prefeito, o vereador Augusto Vasconcelos lembrou que “O esporte tem um papel fundamental na vida das pessoas. É saúde, geração de emprego, renda e oportunidade de congregar comunidades. E o PCdoB tem realizado uma série de iniciativas com políticas públicas em diversas comunidades levando o esporte desde a iniciação até o alto rendimento. A implantação deste coletivo é fundamental para que possamos organizar pessoas de diversas regiões da cidade para debater como avançar para que o esporte integre um programa de desenvolvimento do nosso município.”
Adelmare Santana, paratleta do Jiu-Jitsi, falou da importância da criação de projetos para pessoas e profissionais com deficiência e do núcleo de paradesporto. “Acredito que se a gente conseguir ampliar e trabalhar de forma mais direcionada o paradesporto vamos alcançar um público muito maior. É importante garantir recursos específicos porque é uma maneira de reconhecer que o esporte ressignifica vidas. E para a pessoa com deficiência essa ideia é ainda mais forte, ao oferecer dignidade e oportunidade de se sentir pertencente ao meio.”
Na ocasião, foi eleita direção que vai comandar o Colegiado:
Vicente Neto
Susi Docio
Wilton Brandão
Giselle Henriques
Márcia Dórea
Márcio Vitorino
Jair Fonseca
Manuel Vidal
Jurandyr Junior
Andre Alcântara
Agnaldo Santana
Adelmare Santana
Laura Arvoredo
Lindolfo Barbosa
Iara Pereira
Rodrigo Felix
Augusto dos Santos
Marcus Vinicius