Na manhã do último domingo (6), Salvador foi palco de um grande ato de resistência e luta por direitos: a Corrida das Mulheres pelo Fim do Feminicídio, que reuniu mais de 1.500 corredoras num percurso entre Ondina e o Farol da Barra. A atividade marcou a união entre esporte, cultura e mobilização social na luta contra a violência de gênero, e contou com a presença de lideranças comprometidas com essa causa, como Ângela Guimarães, secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Olívia Santana, deputada estadual e militante histórica do PCdoB; e Marina Duarte, presidenta da Unegro Bahia.
A presença ativa das lideranças femininas do PCdoB reforçou a importância do enfrentamento ao feminicídio como parte central da agenda política e institucional da Bahia. Para Ângela Guimarães, a atividade foi um marco de conscientização e engajamento social:
“Manhã incrível! Ao lado da deputada Olívia Santana, da secretária Neusa Cadore e sua equipe, me somei às mais de 1,5 mil corredoras inscritas na grande Corrida das Mulheres pelo fim do feminicídio. Um grande movimento para conscientização e engajamento da sociedade na luta pelo fim da violência contra as mulheres”, destacou Angela.
A deputada Olívia Santana também celebrou a potência do evento, que, para além da competição esportiva, foi um ato político de afirmação da vida das mulheres:
“Foi incrível! Mais do que uma corrida, uma causa de vida! Todas as mulheres que participaram são maravilhosas e vencedoras da corrida ‘Mulheres pela Vida’. Foi um lindo mar de mulheres potentes, compartilhando um caminho de solidariedade e apoio mútuo. Tudo que as mulheres querem é respeito, oportunidades iguais aos homens e liberdade!”
As três primeiras colocadas da corrida foram: Jeane Barreto dos Santos (1º lugar), Marili dos Santos (2º lugar) e Cristiane Silva Santana (3º lugar). A deputada também parabenizou a organização do evento, em especial a atuação de Isabela Conde, da Associação Ampara Mulheres; Susi Docio, da Sudesb; Maíra Carvalho Amaral e a secretária de Mulheres da Bahia, Neusa Cadore.
A programação foi encerrada com chave de ouro pelos shows de Larissa Luz e Zélia Duncan, duas artistas que abraçaram a causa e emocionaram o público presente.
A presença de Marina Duarte, da Unegro, completou o trio de lideranças do PCdoB que marcaram presença no evento, reforçando o compromisso coletivo do partido na luta contra o machismo, o racismo e todas as formas de opressão.
O PCdoB da Bahia reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade em que as mulheres possam viver com dignidade, liberdade e sem violência. Que iniciativas como essa se fortaleçam a cada ano e sigam abrindo caminhos para o protagonismo feminino em todas as esferas da vida.